Acontece

Publicado em 08.03.2017 - Acontece

Dia Internacional da Mulher, by Giovana Ferreira

Dia Internacional da Mulher

Por: Giovana Ferreira

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março no mundo todo. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX, no propósito das lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e do direito ao voto. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicarem melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

No Brasil, após muita luta (em meio aos grupos anarquistas no inicio do século XX), conseguimos finalmente alcançar o direito ao voto, em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970, foram implantadas no país organizações que passaram a incluir nas discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Diante desses fatos históricos, a mulher ainda passa por sérios problemas na sociedade, como o preconceito, por exemplo. Devido ao caráter machista e patriarcal da sociedade brasileira, o preconceito começa ainda na juventude, com o tratamento desigual dado a filhos e filhas – infelizmente é comum uma grande restrição para o sexo feminino. Além disso, pesquisas comprovam que, no Brasil, a diferença entre os salários dos homens e das mulheres é altíssimo, mostrando novamente uma grande desigualdade em relação à mulher na sociedade.

Por mais triste que seja esse preconceito, devemos ser fortes e lutar pelos nossos direitos, saúde e segurança. A mulher nasceu e sempre será forte. Os desafios são grandes, mas quanto menor for a resistência das pessoas no sentido de questionar ou combater as pautas femininas, melhor será a efetivação de uma sociedade mais igualitária. Trata-se de uma missão a ser concluída por toda a sociedade, tanto pelas mulheres quanto pelos homens.

Eu, particularmente, sempre fui apaixonada por cultura britânica e um dia, lendo algumas frases de grandes escritoras, me apaixonei pela a seguinte frase de Virginia Woolf;

– O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam.

Um feliz dia da Mulher para todas as mulheres no Brasil e no mundo. Que o futuro reserve lindas conquistas para todas nós e que se quebre esse preconceito ‘ridículo’ implantado na nossa sociedade machista e patriarcal. Aproveite o lindo dia e, acima de tudo, sinta orgulho de si mesma! Você é maravilhosa, mulher!

Giovana Ferreira é aluna do 3° B, autora do Blog Xpapofandom

15977841_1201301373322751_7919092368886447780_n

Envie seu comentário